sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Alencar é tratado com transfusões de sangue e antibióticos, diz hospital

O vice-presidente José Alencar é tratado nesta sexta-feira (18) no Hospital Sírio Libanês, região central de São Paulo, com "transfusões de sangue, antibióticos e fatores de crescimento", segundo boletim médico divulgado nesta manhã. Alencar foi internado no hospital na noite de quinta-feira (17).

De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, os tratamentos são necessários pois, após a realização de exames, foi constatada pancitopenia – condição na qual os principais elementos do sangue, como hemoglobina e plaquetas, diminuem.

Ainda segundo a assessoria de imprensa, o vice-presidente está internado em um quarto. Durante a manhã, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) foi visto no hospital, mas não quis falar com a imprensa. A assessoria do Sírio Libanês não soube informar se ele esteve no local para visitar o vice-presidente.

Por volta das 11h20, o médico Roberto Kalil Filho, que trata Alencar, chegou ao hospital e informou que o quadro do paciente é estável.

Alencar chegou ao hospital por volta das 21h30 de quinta, queixando-se de fraqueza e mal estar. Os resultados dos exames não foram bons: os níveis de hemoglobina, de leucócitos e de plaquetas estavam muito baixos, o que aumenta muito o risco de pegar uma infecção, de ter uma hemorragia ou uma crise de anemia.

Por isso, ainda durante a noite, o vice-presidente passou por uma transfusão de sangue, na qual recebeu meio litro de plaquetas – substância sanguinea responsável pela coagulação.

De acordo com o oncologista Paulo Roff, essas alterações podem estar acontecendo por causa da quimioterapia a que José Alencar está se submetendo para tentar conter o avanço do câncer no abdome, contra o qual ele luta desde 2006.

Leia a íntegra do boletim:

"Boletim Médico
18/09/09
08h00

O Vice-Presidente da República, José Alencar, foi internado ontem (17/09) no Hospital Sírio-Libanês mo Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para avaliação do seu estado clínico. Após realização de exames, os resultados apontaram pancitopenia.

O paciente está sendo tratado com transfusões de sangue, antibióticos e fatores de crescimento.

A equipe médica que o acompanha [e coordenada pelos Profs. Drs. Paulo Hoff e Roberto Kalil Filho.

Dr. Antonio Carlos de Onofre de Lira
Diretor Técnico Hospitalar

Dr. Riad Younes
Diretor Clínico. "

Câncer

Alencar luta contra o câncer no abdome há 12 anos. Em 24 de julho ele se submeteu à 15ª cirurgia, desta vez por causa de uma obstrução no intestino grosso. A operação mais agressiva aconteceu em janeiro, quando os médicos levaram 18 horas para retirar tumores na região abdominal.

Nos Estados Unidos, Alencar passava por um tratamento experimental testado, com sucesso, em 30 pacientes. Diferentemente da quimioterapia, o remédio ataca apenas as células que provocam o tumor, evitando que elas continuem a agir.

0 comentários:

Postar um comentário